5 dicas para reduzir o risco de ter câncer de próstata

Quer saber como reduzir as chances de ter câncer de próstata? Então, esse artigo é para você!

Embora a maioria dos homens ainda não dê a devida importância à próstata, sua saúde é fundamental para a qualidade de vida de todo homem.  Na grande maioria das vezes, quando um homem envelhece, sua próstata aumenta e isso pode acabar resultando em um câncer de próstata.

Para quem não sabe, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens. Por outro lado, esse quadro pode mudar com a conscientização da importância da prevenção, detectando e tratando precocemente.

Confira 5 dicas para reduzir o risco de câncer de próstata:

1. Fazendo o exame de detecção

É fundamental detectar precocemente o problema, pois isso aumenta a chance de cura para quase 100%, por isso, homens com mais de 50 anos devem realizar exames a cada ano.

E atenção: homens afro descendentes ou com antecedentes familiares devem começar os exames aos 40 ou 45 anos.

2. Se alimentando bem

É fundamental investir em uma alimentação equilibrada, rica em vegetais (brócolis e couve, podem reduzir seu risco em até 40%);  Tomates (rico em licopeno, que pode reduzir o risco e atrasar o crescimento da próstata); Soja (rica em isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas):

Cogumelos (fonte de selênio, que reduz na metade o risco de sofrer de câncer); Vitamina E ( pode reduzir o risco de câncer de próstata em mais de um terço); frutas (contém frutose, ajudando a processar vitamina D, um importante combatente do câncer de próstata). 

Você também pode apostar no Evo Prost, um suplemento natural para próstata.

  1. Se hidratando constantemente

Segundo um estudo recente, o café é a maior fonte de antioxidantes para combater o câncer, portanto, beba muito café.

Beba também chá verde, que é rico em polifenóis, que ajuda a reduzir o crescimento do câncer. Os poli fenóis também são encontrados no vinho tinto e no suco de romã.

  1. Reduzindo o colesterol

Segundo estudos, altos níveis de colesterol estão fortemente associados ao câncer de próstata avançado, inclusive, a gordura encontrada na carne e produtos lácteos também está associada às taxas de câncer.

A dica é investir em ácido gordo, ômega-3, encontrado em peixes como o salmão, que aumenta as taxas de colesterol “bom”, ajudando a prevenir o câncer.

  1. Pegando um pouco de sol

O sol, no horário certo, é fundamental para a saúde, ajudando a processar a vitamina D. Estudos concluíram que homens com altos níveis de vitamina D têm 45% de redução no risco de câncer de próstata.

Por fim, vale saber que o cálcio rouba a vitamina D do organismo, e altos níveis de cálcio estão associados a um risco muito maior de desenvolver câncer de próstata. Por isso, cuidado com o consumo de cálcio, coma mais frutas e procure, sempre que possível e tomando os devidos cuidados, pegar sol diariamente, de preferência, antes das 10 da manhã.

Leave a Reply