Dores articulares, principais causas

Não aguenta mais sentir dores nas costas, joelhos ou ombros? Anda com muito desconforto ou dores articulares? Então, esse artigo é para você. Leia e tire suas dúvidas.

Primeiramente, vale saber que as articulações são estruturas que incluem as extremidades ósseas, tendões, bursas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, e são elas que nos permitem os movimentos.

E justamente, por se moverem constantemente, não são raros os problemas nas articulações.

E dores articulares são um desses problemas, caracterizado pela dor nas articulações, que podem até limitar os movimentos, e costuma causar um  enorme desconforto em um ou mais região do corpo.

As dores articulares podem ocorrer durante um determinado movimento, ou mesmo, quando o corpo está parado, e podem ainda, quando insuportáveis, limitar os movimentos.

Causas das dores articulares

Como já foi dito, as dores nas articulações podem ter muitas causas, inclusive, algumas lesões ou doenças podem causar dores e/ou muito desconforto.

Dentre as causas mais comuns das dores articulares, podemos citar as seguintes:

  • Artrite reumatoide: doença autoimune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações.
  • Osteoartrite: uma das dores articulares mais comuns, geralmente em adultos com mais de 45 anos, se dá com o crescimento dos osteófitos (“bico de papagaio”) e a degeneração da cartilagem de uma articulação.
  • Bursite: é a inflamação das bursas, que são bolsas cheias de líquido, que protegem e absorvem o impacto sobre os ossos.
  • Doenças autoimunes: artrite reumatoide e lúpus.

E ainda: Condromalácia patelar; Gota (principalmente no dedão do pé); Doenças infecciosas (Síndrome viral de Epstein-Barr); Hepatite A, B ou C;  Gripe; Doença de Lyme; Sarampo; Caxumba; Parvovirose; Febre reumática; Rubéola; Varicela (catapora); Lesões ou fratura; Osteomielite; Artrite séptica; Tendinite, Dengue, Chicungunha, Exercícios repetitivos…

Cuidados

Então, como vimos acima, muitas podem ser as causas das dores articulares, que devem ser investigadas para serem tratadas.

D acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, por volta d 15 milhões de pessoas sofrem com dores nas costas, joelhos ou ombros, e se elas não forem devidamente tratadas podem evoluir para doenças mais graves, como a osteoartrite.

Ao contrário do que muitos pensam, esse não é um problema que atinge apenas a terceira idade, na verdade, as dores articulares podem atingir qualquer faixa etária.

Tratamento caseiro para dores articulares

Caso você, ou alguém próximo, esteja com dores articulares, a dica é, primeiramente, aplicar calor ou gelo para aliviar a dor. Caso as dores não desapareçam, então, aí é preciso consultar um médico para determinar se existem problemas mais sérios.

Além dessas dicas, o flex caps é bom para dores articulares também, e a grande vantagem dele é que ele é 100% natural e pode ser usado por qualquer pessoa.

Como evitar dores articulares

Embora muitas vezes seja um problema de postura, não existindo nada que de fato previna determinada doença articular , é possível adotar alguns hábitos para prevenir o problema quando ele é por peso ou sobrecarga nas articulações, são eles:

  • Controlar o peso: para que o excesso de peso não aumente a pressão sobre as articulações.
  • Fazer exercícios regularmente: para manter as articulações funcionando bem e ainda fortalecer os músculos.
  • Mudanças na dieta: ingerindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D, evitando problemas como a osteoporose.
  • Evitar o sedentarismo: quanto mais usar as articulações, maior será sua lubrificação e sua eficiência, além de evitar que a coluna seja prejudicada por muitas horas sem se movimentar.
  • Largar o cigarro: a própria fumaça do cigarro diminui sua massa óssea, enfraquecendo suas articulações, sem falar que o tabagismo aumenta a inflamação no corpo, podendo afetar as articulações e causar dores.
  • Evitar salto alto: pode causar dores na região além de provocar uma mudança em toda a mecânica do caminhar, alterando o modo como o corpo se equilibra e sobrecarregando algumas articulações.
  • Alongar-se: o alongamento deveria ser incorporado na rotina diária de todo mundo.
  • Investir em massagens: ajuda a relaxar os músculos e articulações.

Medicamentos para dores articulares

Como foi dito, muitas podem ser as causas das dores articulares, assim, o tratamento vai variar de acordo com o diagnóstico do médico. Por isso, somente um especialista poderá indicar o melhor tratamento, assim como, o medicamento adequado.

Leave a Reply