Marco Verde

Março Verde – Campanha de Conscientização em Saúde Visual

Março Verde é uma Campanha Nacional de Conscientização em Saúde Visual realizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO em atenção aos mais de 6 milhões de brasileiros que sofrem com problemas na visão, entre eles, cerca de 100 mil crianças em idade escolar, ainda não corrigidos pela falta de implementação de um programa federal de atenção primária em saúde visual e ocular, adequado, de qualidade e amplo acesso, a exemplo do que é praticado em todo o mundo, através da atuação do Optometrista.

Optometrista é o profissional da área da saúde, não médica, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Ele é o profissional capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever óculos, lentes de contato e terapias que irão compensar as alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia “vista cansada”) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual.

Sabemos que a baixa qualidade visual gera um impacto negativo no desenvolvimento educacional e econômico do indivíduo e da nação, provocando, dentre outros males os problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, limitando as oportunidades e reduzindo a qualidade de vida.

Para tanto a campanha tem como objetivo principal promover uma mudança de paradigma quanto ao cuidado com a visão, com foco na atuação preventiva, através do Optometrista.

O verde da campanha simboliza a saúde e o mês de março foi escolhido em homenagem ao trabalho do Optometrista, profissional fundamental do cuidado primário da saúde visual e ocular.

Buscar