Imagem 13

Saúde responde: Tenho muita coceira no olho. O que pode ser? Posso coçar?

Tenho muita coceira no olho. O que pode ser? Tem problema se eu coçar a área? M.K.
A coceira nos olhos costuma estar relacionada a problemas alérgicos. Pessoas com rinite, sinusite e asma podem apresentar o problema. A alergia, dessa forma, atinge as mucosas dos olhos, que podem apresentar vermelhidão e até mesmo secreção.
Segundo Luiz Carlos Portes, consultor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, ao coçar os olhos, com a pressão realizada pelo dedo ou pela mão, existe o risco de arranhar o epitélio da córnea e, dessa forma, provocar uma descamação da área.
“Além da coceira, isso pode trazer um quadro mais doloroso”, afirma Portes. “Quanto mais você coça, mais vontade tem de coçar.”
Além disso, caso a mão esteja suja, pode haver a contaminação dos olhos por micro-organismos, o que pode causar mais irritação e infecções.
O especialista afirma que o quadro de coceira nos olhos pode ser tratado com colírios antialérgicos e também com compressas frias.
Portes diz também que é importante a análise do problema por um oftalmologista.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/09/1916972-tenho-muita-coceira-no-olho-o-que-pode-ser-posso-cocar.shtml

Search